Ciro Nogueira diz que Brasil teve só 4 grandes líderes: Vargas, JK, Lula e Bolsonaro

Feb 3, 2026 - 00:00
 0  0
Ciro Nogueira diz que Brasil teve só 4 grandes líderes: Vargas, JK, Lula e Bolsonaro

O senador e presidente do Partido Progressistas, Ciro Nogueira (PI), disse nesta segunda-feira (2) que o Brasil só teve quatro grandes líderes em sua história, os ex-presidentes Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jair Bolsonaro e o chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar deu declaração durante entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Jovem Pan.

“Pela primeira vez, dois se enfrentaram”, disse Ciro Nogueira em referência às eleições presidenciais de 2022, na qual Lula e Bolsonaro foram os protagonistas. Sobre a influência do petista e do capitão da reserva, o parlamentar afirmou que, enquanto eles “estiverem no jogo”, não há “espaço para uma terceira via”. No entanto, o presidente do Progressistas ponderou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), poderia ter se apresentado como uma alternativa.

Ciro Nogueira avaliou que, devido a essa força eleitoral de Lula e Bolsonaro, as eleições deste ano também serão polarizadas. Somado a isso, para o parlamentar, os eleitores do centro, que “ora votam na direita, ora votam na esquerda”, decidirão se vencerá o petista ou o candidato do capitão da reserva, que seria no momento o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Segundo o presidente do Progressistas, Lula e Flávio cometem o mesmo erro de “falarem só para as suas bolhas”. Caso o filho mais velho de Bolsonaro queira superar o petista na disputa ao Planalto, “terá de corrigir isso”.

“Flávio vai enfrentar o homem que mais ganhou eleições na nossa história, um grande líder, como o presidente Lula”, declarou Ciro Nogueira.

Lula, um homem ‘analógico’

Sobre o atual chefe do Executivo, Ciro Nogueira disse que Lula veio para o seu terceiro mandato diferente do primeiro, de 2003 a 2007. Para o senador, em sua primeira passagem pelo Planalto, o petista chegou para “unificar o Brasil”, mas agora o presidente só conversa com a sua “bolha”.

Ao ser perguntado se Lula teria “esquecido” como articular com o Congresso Nacional, Ciro Nogueira negou, porém, salientou que era outra época. “O Lula, quando foi Presidente da República [pela primeira vez], chegava para os partidos políticos, entregava os cargos e recebia os votos”, explicou.

O presidente do Progressistas acrescentou que, naquela época, os “eleitores nem se lembravam em quem votaram para deputado federal ou senador”. Diferente, segundo ele, de hoje em dia com as redes sociais.

“Hoje, no minuto em que eu voto no Senado Federal, eu recebo em minhas redes sociais ou no meu celular, críticas ou aplausos”, exemplificou.

O senador avaliou que Lula “não se acostumou” com essa nova realidade. Ciro Nogueira disse que o chefe do Executivo fala para “rede nacional de rádio e televisão”, e não teria familiaridade com essa nova época que ele classificou como “dos cortes”.

“Lula é um homem analógico na época digital, esse é o grande problema dele, agora, é um [político] que já ganhou três eleições e tem um eleitorado cativo”, afirmou.

Assista à entrevista de Ciro Nogueira

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0