Embaixador dos EUA chega a Caracas neste sábado para reabrir missão diplomática

Jan 31, 2026 - 09:00
 0  0
Embaixador dos EUA chega a Caracas neste sábado para reabrir missão diplomática

A embaixadora Laura Dogu chegará neste sábado (31) a Caracas para reabrir a missão diplomática dos Estados Unidos na Venezuela. Dogu atuará como encarregada de negócios da Unidade de Assuntos da Venezuela e trabalhará com representantes dos setores público e privado, bem como com a sociedade civil, para impulsionar um plano de três fases.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, estabeleceu um plano de três etapas para a Venezuela, marcado por uma fase inicial de estabilização, seguida por uma de recuperação e, finalmente, a transição democrática.

A chegada acontece em ao mesmo tempo em que foi anunciado que todos os cidadãos americanos que estavam presos na Venezuela foram libertados em pleno processo de solturas em Caracas e de aproximações entre a Casa Branca e o Palácio de Miraflores.

“Temos o prazer de confirmar a libertação, por parte das autoridades interinas, de todos os cidadãos americanos de que se tinha conhecimento que estavam detidos na Venezuela”, afirmou o Escritório Externo dos EUA para a Venezuela, que funciona em Bogotá, na Colômbia, desde que os governos americano e venezuelano fecharam suas embaixadas em Washington e Caracas em 2019 ao romperem relações diplomáticas.

As autoridades americanas pediram informações caso existam outros cidadãos americanos que ainda estejam detidos e dos quais não se tenha conhecimento.

Um mês sem Maduro

Prestes a completar o primeiro mês da captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, as relações com o país caribenho entram em uma nova fase com a reabertura da missão diplomática americana. O governo dos EUA manifestou apoio à presidente interina venezuelana, Delcy Rodríguez, cuja visita a Washington é esperada em breve, mas também se aproximou da líder da oposição, María Corina Machado.

Machado reuniu-se no último dia 15 de janeiro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington, ocasião em que entregou ao republicano a medalha do prêmio Nobel da Paz. Delcy Rodríguez anunciou na sexta-feira que impulsionará uma Lei de Anistia Geral para beneficiar centenas de presos políticos, abrangendo casos ocorridos de 1999 até a atualidade.

A questão dos detidos por motivações políticas é um dos temas mais delicados na Venezuela e um dos que mais preocupam as organizações internacionais de direitos humanos, que estimam um número entre 700 e 750 presos políticos nas prisões venezuelanas.

*Com EFE

Qual é a sua reação?

Como Como 0
Não gosto Não gosto 0
Amor Amor 0
Engraçado Engraçado 0
Nervoso Nervoso 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0